segunda-feira, 7 de abril de 2008

5.10. PLANO DE AÇÃO

Técnica para levantar e planejar ações.
Estruturar plano de ação ou auxiliar na análise e no conhecimento de determinado assunto.

Ferramenta para auxiliar na análise e no conhecimento sobre determinado processo, problema ou ação a ser efetivada.

Técnica de redação jornalística para apresentação do “lead” ( parágrafo inicial da notícia ) de um texto. Segundo o Prof. Rudyard Kipling: “Eu tenho 6 honestos amigos, que me informam tudo que convém. São eles: o que, porque, quem, quando, onde e como”. Nascia o 5W2H, aplicado como ferramenta de planejamento, pelo Prof. Juran. Na década de 80 foi acrescido o 7º item: o 2º H, significando “how much”, ou seja “quanto custa”. Em português usa-se também a tradução livre de 4Q1POC, proposta pelo SEBRAE.

Consiste em responder a sete perguntas sobre o assunto a ser estudado: O que? Porque? Quem? Quando? Como? Onde? Quanto?

APLICANDO BRAINSTORMING, DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO E PLANO DE AÇÃO (5W2H)

Siga as seguintes instruções:
1. defina com clareza qual o problema a ser analisado;
2. faça um brainstorming para levantar as causas do problema;
3. elimine, após uma análise crítica criteriosa, as causas que não têm relação com o problema;
4. separe as causas em relação a cada um dos “6M” identificados;
5. transcreva-as para o diagrama de causa e efeito;
6. após um debate profundo, marque a causa ou causas principais com um círculo vermelho;
7. se necessário faça um novo brainstorming para levantar a causa da causa, repetindo os passos 2 e 3. Transcreva as causas levantadas para o diagrama, ramificando a causa;
8. identificadas as causas ou causas das causas mais prováveis, defina uma série de ações para a eliminação do problema;
9. utilize para isso um plano de ação (5W2H);elaborado o plano de ação, faça um acompanhamento efetivo para garantir a implementação das ações definidas.

Nenhum comentário: