segunda-feira, 7 de abril de 2008

5.9. DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO Diagrama que expressa, de forma simples e fácil, a série de causas de um efeito. Pesquisar de forma sinérgica as causas de um problema. Diagrama para relacionar causas e efeitos desenvolvido pelo Eng. Kaoru Ishikawa, Prof. da Universidade Imperial de Tóquio e Diretor da JUSE - União dos Cientistas e Engenheiros Japoneses, órgão responsável pela divulgação da Qualidade Total no Japão. Foi aplicado pela primeira vez em 1953. O Prof. Ishikawa buscou integrar os ensinamentos do Prof. Deming ao dia a dia da indústria japonesa, após a 2a Guerra Mundial. É uma ferramenta utilizada mundialmente estando, inclusive, incluída na terminologia de controle da qualidade da JIS - Normas Industriais Japonesas. O diagrama de causa e efeito, proposto pelo Prof. Kaoru Ishikawa, também conhecido como diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe nos ajuda a entender estes conceitos primários. Normalmente após o levantamento de idéias, através do braisntorming, estas são organizadas num diagrama de causa e efeito para se pesquisar de forma sinérgica as causas do problema.



Existem algumas variações interessantes do diagrama de causa e efeito, como o CEDAC, inicialmente utilizado pelas montadoras de automóveis. No caso do CEDAC é disposto um grande painel com a “espinha de peixe” e o efeito/problema a ser analisado em um local público e de grande circulação de pessoas que tem conhecimento das prováveis causas do processo. A contribuição é voluntária e realizada através de cartões coloridos onde se escreve sua contribuição e a fixa ao diagrama de causa e efeito. Ao final de um turno em uma grande montadora, por exemplo, é comum termos 600 colaborações para um problema específico.

O objetivo é facilitar a compreensão e o comprometimento do grupo com a solução da questão definida, já que todos podem visualizar a relação existente entre o efeito e suas prováveis causas. Normalmente, são determinadas até 6 famílias ou conjuntos de causas, tradicionalmente conhecidas como “6M”: materiais, mão-de-obra, medidas, máquinas, métodos e meio ambiente. Nada impede que cada grupo crie as suas famílias específicas. Por exemplo, em áreas administrativas é muito comum utilizar os 4P: pessoas, procedimentos, políticas e planta ( leiaute ).

Alguns fatores são essenciais na elaboração do diagrama de causa e efeito:
· defina o problema de forma clara e objetiva,
· incentive a participação de todos os envolvidos,
· trabalhe sempre buscando o consenso,
· defina as causas com poucas palavras,
· agrupe as causas por assunto,
· não sobrecarregue o diagrama,
· construa diagramas separados para cada problema / efeito.

Na construção do diagrama de causa e efeito, lembre-se de:
1. Escrever num retângulo à direita, o que você procura: um efeito, um problema. Seja objetivo e claro, de forma que todos entendam realmente qual a questão para a qual buscarão as causas.
2. Desenhar a “espinha do peixe” e colocar as “famílias” das prováveis causas que estão buscando. Podem ser 4M, 6M, 4P ou outros.3. Faça as ramificações nas “grandes” causas, identificando as causas específicas.

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